2ª Etapa do Campeonato Cearense de Futmesa: Flávio Afa Campeão!

Recife Arena colocou três botonistas entre os 8 melhores classificados na 1ª Divisão

Foi disputado Domingo dia 16/03 em Fortaleza, na sede da FUTMECE - Federação Cearense de Futebol de Mesa a 2ª Etapa do Campeonato Cearense de Futebol de Mesa, que contou com botonistas das equipes da AFFUME, Ceará, Fortaleza, Quixadá e Moreira Futmesa, além da nossa equipe Recife Arena - Filial Ceará.

Todos atrás do Troféu Maria Palheta, belíssima ideia em homenagem ao dia Internacional da mulher comemorado no último dia 8, homenagem justa a quem sofre com nossas ausências nos dias de competições, que não são poucas durante o ano.

Recife Arena - Filial Ceará escalado com Matheus Tiné, André Santos, Flávio Afa, e liderados por Armandinho, viajaram para disputar o título na terra do atual Campeão Nordestino.

A Competição contou com 20 botonistas divididos em 3 grupos onde os primeiros 2 de cada grupo, mais os dois melhores 3º colocados passariam para a segunda fase no sistema Mata-Mata. Então as 9h teve início os jogos para se saber quem sairia com o título.

Todos prontos? Vamos pra cima!

No Grupo A, nosso "Menino Prodígio" Matheus Tiné se classificou em primeiro lugar deste grupo com excelente campanha, bateu o campeão da 1ª Etapa o botonista Klerton Santana do Ceará por 9 x7, terminando assim na primeira colocação geral da Fase de Classificação (1ª Fase) e único botonista com 100% de aproveitamento nas 6 partidas disputadas.

Já no Grupo B, André Santos também não se intimidou, sua primeira competição fora de Recife após os 6 anos afastados do Futmesa,  mesmo com os seus altos e baixos nesta 1ª fase, conseguiu terminar em 2º Lugar com 12 pontos, batendo até o líder do grupo Wanderley Mury do Ceará, o cearense ficou com 15 pontos. Também se classificou como o segundo melhor terceiro lugar o botonista Ricardo do Fortaleza.

E no Grupo C, chamado de grupo da Morte e mais comentado desde sábado à tarde após sorteio. Flávio Afa após 3 rodadas e 2 derrotas, só restava vencer e vencer para tentar pelo menos beliscar o 3º Lugar, mas o que veio foi melhor, venceu seus três jogos restantes terminando empatado em pontos com outros dois botonistas, 12 pontos cada, outro empate agora no saldo de gols e Flávio ficou na liderança pela quantidade de gols marcados, Manoel Moura do Quixadá outro favorito ficou em segundo e Sérgio Holanda da AFFUME a zebra do grupo pois joga na modalidade de 1 toque, ficou a outra vaga, o melhor terceiro lugar.

Ainda no Grupo da Morte, outros dois favoritos ficaram de fora, Armandinho que foi o Vice-Campeão na 1ª Etapa não se encontrou nas mesas e junto com Rafael Moreira do Moreira Futmesa que é o atual Campeão Nordestino, tiveram que se contentar em disputar a Segunda Divisão.

Lembrando que em Pernambuco, usamos as Séries Ouro, Prata e Bronze, o mesmo faz os botonistas do Ceará só que com nomes diferentes, eles chamam de 1ª , 2ª e 3ª Divisões.

2ª Divisão: Pelo retrospecto de ambos os botonistas,a decisão não poderia ser outra, Armandinho contra o atual Campeão Nordestino, Rafael Moreira, tinha tudo para ser uma decisão da 1ª Divisão, mostrando então o nível elevado da competição, e em um placar totalmente anormal, Armandinho foi derrotado por 14x8 e novamente ficou Vice, agora da 2ª Divisão.

1ª Divisão: Tínhamos 3 botonistas entre os oito finalistas, infelizmente os 3 estavam no mesmo lado do chaveamento, então só um poderia chegar a final. No primeiro Mata-Mata um clássico Bicolor, Flávio Afa eliminou André Santos com um empate em 4x4, pois tinha melhor campanha, André terminou na 6ª colocação, enquanto Matheus Tiné passava por Ricardo do Fortaleza pelo placar de 6x4. Na Semi-Final Matheus Tiné com a melhor campanha da competição e jogando pelo empate não repetiu o mesmo nível das partidas anteriores e perdeu para o companheiro de clube Flávio Afa por 6x4 dando adeus ao título, onde também perdeu a disputa do 3º Lugar para excelente botonista Manoel Moura do Quixadá.

Decisão da 1ª Divisão - Flávio Afa x Wanderley Mury (Ceará)

"A Decisão mais difícil da minha vida, tremi muito" desabafou Flávio Afa após a partida, ele nunca tinha jogado uma decisão como está, todos os demais botonistas ali, parado, olhando para a mesa.

Wanderley Mury chegou a final com a melhor campanha, o que lhe dava a vantagem na partida decisiva de jogar pelo empate, Mury ficou na frente duas vezes, mas a tarde era mesmo de nosso atleta Flávio Afa, que se acalmou no segundo tempo e em ataques mortais chegou ao empate novamente e virou apartida deixando o adversário mais nervoso, no final, Afa matou a partida em dois ataques precisos e venceu por 4x2 levantando o título inédito, o primeiro fora do estado.

Wanderley Mury - Ceará (Vice), Flávio Afa - Recife Arena (CAMPEÃO) e Manoel Moura - Quixadá (3º Lugar)

Nós que fazemos o Recife Arena, não podemos deixar de agradecer a todos os botonistas cearenses, não vamos citar nomes pois são muitos ou pra não cometer a injustiça de esquecer alguém, os cearenses nos receberam de braços abertos, a alegria em nos receber foi notada por nós que comentamos no hotel.

Muito obrigado botonistas cearenses! Amizade acima de tudo!

 

 

Comente

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *